Por Mauro Rebelo

Integrando Slack e Trello

[Por que] Ao longo dos últimos meses, vimos testando formas de organizar informação no Trello para termos uma gestão de tarefas e projetos mais eficiente. Quando optamos por um software para uma determinada função (controle de tarefas, comunicação, armazenagem de arquivos) reconhecemos o valor que ele agrega (automação, rapidez, organização, controle) mas acabamos tendo que conviver com as limitações que ele impõe (falta de personalização de campos, processos diferentes dos que estamos acostumados). Dependendo valor que o software agrega, vale a pena alterar a maneira como vimos fazendo nossa gestão, para que possamos ganhar em velocidade e eficiência.
[Quando] A partir de hoje, [O Que] vamos alterar a maneira como organizamos informação no [Quem] Trello e no Slack, [Para que] para que possamos nos beneficiar da integração entre esses dois aplicativos.
[Como] Vamos utilizar o conceito de ‘times’, cada vez mais presente nos softwares de gestão, e muito similar nesses dois aplicativos que utilizamos com frequência: Slack e Trello.
[Como] No Trello, a visibilidade dos quadros é controlado pelo time. Os quadros podem ser públicos, privados ou visíveis… para o time. Agrupar usuários em times facilita o acesso aos quadros que controlam listas e tarefas dos sub-projetos da execução de um projeto ou programa de pesquisa.
[Como] No Slack os times são uma maneira de agregar pessoas e, principalmente, canais. Essa foi a razão pela qual tivemos e abrir o Slack da Bio Bureau em vários outros: para que pudéssemos gerenciar melhor os canais (e, consequentemente, a informação).
[Onde] Clicando no menu ‘apps’ na parte inferior do menu geral do Slack, você pode adicionar a integração do Trello, que permite que algumas funções do Trello sejam realizadas através do Slack e que o Slack seja o canal de comunicação de mudanças em cartões e quadros do Trello.